BULGARI
Ela é famosa por suas criações exuberantes. Os relógios são enormes, as jóias refulgem com suas pedras raras e coloridas e os perfumes encantam. Cobriu de jóias celebridades e realeza por décadas como Sophia Loren, Grace Kelly, Audrey Hepburn, Ingrid Bergman, Susan Sarandon, Nicole Kidman e Claudia Schiffer. Uma marca secular que fez história com o melhor estilo do design italiano. Em Ro...
Ela é famosa por suas criações exuberantes. Os relógios são enormes, as jóias refulgem com suas pedras raras e coloridas e os perfumes encantam. Cobriu de jóias celebridades e realeza por décadas como Sophia Loren, Grace Kelly, Audrey Hepburn, Ingrid Bergman, Susan Sarandon, Nicole Kidman e Claudia Schiffer. Uma marca secular que fez história com o melhor estilo do design italiano. Em Ro...
ma, Paris, Londres, Nova York ou Los Angeles, B V L G A R I (escrita em romano antigo, em que a letra “u” dá lugar ao “v) é a palavra que designa excelência, design moderno, prestigio e o mais puro luxo. E a marca italiana é a expressão mais sofisticada para o estilo e a beleza.
-
A história
A saga começou em meados do século 19, quando Sotirio Voulgaris, um artesão descendente de uma família grega que trabalhava fazendo escultura em peças e objetos de prata e ferro no pequeno vilarejo de Paramythia na região de Epirus, imigrou, juntamente com um amigo, para a Itália, onde em 1884 abriu sua primeira loja na Via Sistina em Roma, para comercializar pulseiras, cinturões e pequenas jóias. Regressou à Grécia para se casar. De volta à Itália viu seus negócios prosperarem e tornou-se um famoso ourives, em cuja loja era possível comprar presentes elegantes e talheres cinzelados. Seus primeiros clientes famosos foram a filha de Benito Mussolini e seu marido, o Conde Ciano. Em 1894 seu sobrenome, agora Bulgari, aparecia pela primeira vez na fachada da loja. Entre 1895 e 1895 outras lojas foram inauguradas em cidades como Sanremo, Nápoles, Bellagio e Sorrento.
Com a ajuda de seus filhos, Constantino e Giorgio, em 1905 foi aberta outra loja na Via Condotti, que até os dias de hoje permanece como a principal loja da marca no mundo. Durante as primeiras décadas do século 20, os dois irmãos desenvolveram um grande interesse por pedras preciosas e jóias. Foi nesta época que a B V L G A R I entrou de vez na esfera das grandes grifes internacionais e no mercado de luxo com a apresentação de um par de brincos criado por Constantino Bulgari em estilo Art Deco, feitos com diamantes, safiras, rubis e esmeraldas, na exposição Internacional de Artes e Joalheria em Paris no ano de 1925. Neste momento a clientela da marca começava a se tornar internacional. Nesta década a loja localizada na Via Condotti já exibia vitrines com display que davam mais ênfase às jóias. Em 1932, com a morte do fundador da empresa, seus dois filhos assumiram definitivamente os negócios, e a partir de então, as jóias guiariam os rumos da B V L G A R I pelas próximas décadas. A peça que se tornou símbolo da grife, porém, só foi lançada durante os anos 40: o inconfundível relógio de serpente, feito com elos de ouro e diamantes. Neste momento, as jóias já eram o maior destaque das vitrines e podiam ser vistas adornando os membros das mais nobres famílias européias. Este período marcou a história da B V L G A R I porque representou uma libertação quanto aos padrões franceses de feitura de jóias que era seguido até então. Com isso, a marca passou a criar um estilo próprio, inspirado no classicismo grego e romano e com um toque de renascença italiana. Na década de 50 a empresa começou a lançar suas coleções únicas com design diferenciado. Os anos 60 foram marcados pelo enorme sucesso entre as principais estrelas do cinema, o que contribuiu para que a B V L G A R I se tornasse um mito em seu segmento. Somente nos anos 70 a marca começou sua expansão internacional, abrindo lojas nas cidades de Nova York (1970), Genebra (1974), Monte Carlo (1977) e Paris (1979). Nesta época, foi lançado o modelo Tubogas, uma atualização do já consagrado relógio de serpente, que ganhou um bracelete flexível com elástico de ouro feito de maneira completamente artesanal. Em 1977, a marca introduziu sua primeira coleção de relógios, imprimindo seu estilo característico. Pouco depois, em 1980, a empresa criou a Bulgari Time S.A., uma subsidiária localizada na cidade suíça de Neuchatel responsável pela produção exclusiva de suas coleções de relógios, incluindo a fabricação de todas as peças, inclusive os mecanismos de alta tecnologia. Durante esta década, a expansão internacional da marca se acelerou ao comando dos netos do fundador, Paolo e Nicola, e no início dos anos 90, a grife italiana aumentou sua linha de relógios .
De 1993 a 2003, a marca B V L G A R I, sinônimo de glamour e luxo, aumentou seu lucro líquido, incrementou sua rede de lojas (incluindo a primeira em solo brasileiro em 2003), ingressou em novos mercados e ampliou sua gama de produtos passando a comercializar uma completa e sofisticada coleção de perfumes; lenços de seda; canetas; gravatas; acessórios em couro, incluindo as cobiçadas bolsas; óculos e armações de receituário; peças de decoração; pratarias; e uma linha de produtos de mesa e presentes. Isto sem contar os luxuosos hotéis da marca.
Em 2007, a grife italiana estreou no segmento de cosméticos com o lançamento de uma completa linha de produtos para os cuidados da pele (Bvlgari Gem Essence). Todos os produtos da linha foram formulados com gemas e pedras preciosas, como safira e turmalina, dissolvidas em pó, sem a utilização de solventes químicos na fórmula. Os ingredientes têm alto poder energético, grande concentração de minerais e oligoelementos, que, além de hidratar a pele, ativam a renovação celular. A Gem Essence é composta por três linhas: Precieuse, indicada para peles maduras; Lumiere, para peles jovens, mas que precisam de vida e luminosidade; e uma terceira linha, de limpeza. No total são 15 produtos, praticamente convertidos em jóias a julgar pelos frascos. A linha atualmente é distribuída em 250 pontos de vendas selecionados na Itália, Espanha, França, Suíça e Ásia, e, em 2008, estreou no mercado americano. Recentemente, no início de 2011, o poderoso conglomerado de luxo LVMH adicionou mais uma jóia à sua coroa ao comprar por US$ 6 bilhõs a italiana B V L G A R I. Com isso, a família fundadora da tradicional joalheria se tornou a segunda maior acionista do grupo LVMH, depois da família do diretor executivo Bernard Arnault.
-
A história
A saga começou em meados do século 19, quando Sotirio Voulgaris, um artesão descendente de uma família grega que trabalhava fazendo escultura em peças e objetos de prata e ferro no pequeno vilarejo de Paramythia na região de Epirus, imigrou, juntamente com um amigo, para a Itália, onde em 1884 abriu sua primeira loja na Via Sistina em Roma, para comercializar pulseiras, cinturões e pequenas jóias. Regressou à Grécia para se casar. De volta à Itália viu seus negócios prosperarem e tornou-se um famoso ourives, em cuja loja era possível comprar presentes elegantes e talheres cinzelados. Seus primeiros clientes famosos foram a filha de Benito Mussolini e seu marido, o Conde Ciano. Em 1894 seu sobrenome, agora Bulgari, aparecia pela primeira vez na fachada da loja. Entre 1895 e 1895 outras lojas foram inauguradas em cidades como Sanremo, Nápoles, Bellagio e Sorrento.
Com a ajuda de seus filhos, Constantino e Giorgio, em 1905 foi aberta outra loja na Via Condotti, que até os dias de hoje permanece como a principal loja da marca no mundo. Durante as primeiras décadas do século 20, os dois irmãos desenvolveram um grande interesse por pedras preciosas e jóias. Foi nesta época que a B V L G A R I entrou de vez na esfera das grandes grifes internacionais e no mercado de luxo com a apresentação de um par de brincos criado por Constantino Bulgari em estilo Art Deco, feitos com diamantes, safiras, rubis e esmeraldas, na exposição Internacional de Artes e Joalheria em Paris no ano de 1925. Neste momento a clientela da marca começava a se tornar internacional. Nesta década a loja localizada na Via Condotti já exibia vitrines com display que davam mais ênfase às jóias. Em 1932, com a morte do fundador da empresa, seus dois filhos assumiram definitivamente os negócios, e a partir de então, as jóias guiariam os rumos da B V L G A R I pelas próximas décadas. A peça que se tornou símbolo da grife, porém, só foi lançada durante os anos 40: o inconfundível relógio de serpente, feito com elos de ouro e diamantes. Neste momento, as jóias já eram o maior destaque das vitrines e podiam ser vistas adornando os membros das mais nobres famílias européias. Este período marcou a história da B V L G A R I porque representou uma libertação quanto aos padrões franceses de feitura de jóias que era seguido até então. Com isso, a marca passou a criar um estilo próprio, inspirado no classicismo grego e romano e com um toque de renascença italiana. Na década de 50 a empresa começou a lançar suas coleções únicas com design diferenciado. Os anos 60 foram marcados pelo enorme sucesso entre as principais estrelas do cinema, o que contribuiu para que a B V L G A R I se tornasse um mito em seu segmento. Somente nos anos 70 a marca começou sua expansão internacional, abrindo lojas nas cidades de Nova York (1970), Genebra (1974), Monte Carlo (1977) e Paris (1979). Nesta época, foi lançado o modelo Tubogas, uma atualização do já consagrado relógio de serpente, que ganhou um bracelete flexível com elástico de ouro feito de maneira completamente artesanal. Em 1977, a marca introduziu sua primeira coleção de relógios, imprimindo seu estilo característico. Pouco depois, em 1980, a empresa criou a Bulgari Time S.A., uma subsidiária localizada na cidade suíça de Neuchatel responsável pela produção exclusiva de suas coleções de relógios, incluindo a fabricação de todas as peças, inclusive os mecanismos de alta tecnologia. Durante esta década, a expansão internacional da marca se acelerou ao comando dos netos do fundador, Paolo e Nicola, e no início dos anos 90, a grife italiana aumentou sua linha de relógios .
De 1993 a 2003, a marca B V L G A R I, sinônimo de glamour e luxo, aumentou seu lucro líquido, incrementou sua rede de lojas (incluindo a primeira em solo brasileiro em 2003), ingressou em novos mercados e ampliou sua gama de produtos passando a comercializar uma completa e sofisticada coleção de perfumes; lenços de seda; canetas; gravatas; acessórios em couro, incluindo as cobiçadas bolsas; óculos e armações de receituário; peças de decoração; pratarias; e uma linha de produtos de mesa e presentes. Isto sem contar os luxuosos hotéis da marca.
Em 2007, a grife italiana estreou no segmento de cosméticos com o lançamento de uma completa linha de produtos para os cuidados da pele (Bvlgari Gem Essence). Todos os produtos da linha foram formulados com gemas e pedras preciosas, como safira e turmalina, dissolvidas em pó, sem a utilização de solventes químicos na fórmula. Os ingredientes têm alto poder energético, grande concentração de minerais e oligoelementos, que, além de hidratar a pele, ativam a renovação celular. A Gem Essence é composta por três linhas: Precieuse, indicada para peles maduras; Lumiere, para peles jovens, mas que precisam de vida e luminosidade; e uma terceira linha, de limpeza. No total são 15 produtos, praticamente convertidos em jóias a julgar pelos frascos. A linha atualmente é distribuída em 250 pontos de vendas selecionados na Itália, Espanha, França, Suíça e Ásia, e, em 2008, estreou no mercado americano. Recentemente, no início de 2011, o poderoso conglomerado de luxo LVMH adicionou mais uma jóia à sua coroa ao comprar por US$ 6 bilhõs a italiana B V L G A R I. Com isso, a família fundadora da tradicional joalheria se tornou a segunda maior acionista do grupo LVMH, depois da família do diretor executivo Bernard Arnault.
A linha do tempo
1993
● Lançamento do primeiro perfume da marca, Bvlgari Eau Parfumée Au The Vért, uma colônia de chá-verde dedicada a homens e mulheres. Inicialmente era um perfume dado aos clientes das boutiques e depois se tornou uma das fragrâncias mais clássicas da marca italiana.
1994
● Lançamento do perfume Bvlgari pour Femme. A versão masculina (Bvlgari pour Homme) seria lançada no ano seguinte.
1996
● Lançamento do EXTRÊME, uma versão mais concentrada do primeiro perfume da marca.
1998
● Lançamento do perfume BLACK.
● Lançamento da PETITS ET MAMANS, uma colônia sem álcool com essência de camomila desenvolvida para crianças. Hoje em dia esta linha também oferece sabonetes e xampus.
2000
● Lançamento do perfume feminino BLV, com sua fragrância floral e amadeirada.
2001
● Lançamento do perfume BLV POUR HOMME.
2003
● Lançamento do perfume feminino OMNIA, que vinha acondicionado em um frasco extremamente moderno representando dois anéis entrelaçados.
2005
● Lançamento do perfume AQVA POUR HOMME.
2006
● Lançamento dos perfumes VOILE DE JASMIN e ROSE ESSENTIELLE.
2008
● Lançamento do perfume JASMIN NOIR, uma rica mistura de volúpia de seiva verde, gardênia, alcaçuz e preciosas notas lenhosas com acentos de amêndoa, licor e feijão Tonka, encarnando a essência da marca e refletindo os mais ricos e mais nobres códigos do legado de uma joalheria de luxo.
● Lançamento do perfume AQVA MARINE, inspirado nas cores e na transparência de águas cristalinas e que contava com um componente recém-chegado ao mundo da perfumaria, a posidônia, uma espécie de alga encontrada nas profundezas do oceano.
Você sabia?
● B V L G A R I é a terceira maior joalheria do mundo, atrás apenas da Cartier e da Tiffany & Co.
● A marca italiana é responsável pela criação e produção de boa parte dos objetos de luxo que decoram as cabines das instalações da companhia de cruzeiros marítimos Silversea.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Nenhum comentário:
Postar um comentário