DOLCE & GABBANA
A história
Domenico Dolce, nascido em Palermo na Sicília, e Stefano Gabbana, natural de Veneza, se conheceram ainda como estudantes de moda, no início dos anos 80,em
Milão. Um deles, filho de alfaiate, e o outro, filho de um
operário industrial, juntos tiveram uma clara visão de como queriam vestir uma
mulher. Abriram um pequeno ateliê em 1982 em Milão, onde trabalhavam em regime de freelancer para grandes casas da moda daquela
capital, e, usando estampas de leopardo e zebra, começaram a definir o estilo
inconfundível de sua futura marca: nascia uma nova geração de estilistas
italianos. Ternos de alfaiataria colados ao corpo e corpetes confeccionados com
tecidos nobres e cores vibrantes trouxeram nova vitalidade à sensualidade,
feminilidade e poder. O processo de criação dessa dupla era semelhante à
criação do figurino de um filme. Idealizavam a história, o ambiente, a época e
vestiam seus personagens imaginários. Sem falar na maior e mais constante fonte
de inspiração: a Sicília, localizada no Mediterrâneo Sul, com tradições e
paixões que são, até os dias de hoje, a marca registrada de cada coleção DOLCE
& GABBANA. A mulher do sul da Itália, austera, poderosa, devastadoramente
sexy e com fortes traços católicos é parte fundamental do imaginário da dupla,
assim como os chefões da máfia italiana dos anos 30 e os camponeses proletários
de camiseta regata, suspensórios e sandálias de couro.
Apaixonados pelo barroco e pelo estilo de vida do sul da Itália, eles uniram seus sobrenomes em 1985, quando lançaram a primeira coleção em um desfile no mês de outubro, na semana da moda em Milão, incluídos na categoria “novos talentos”. Surgia assim a grife DOLCE & GABBANA. Imediatamente, se tornaram os queridinhos da imprensa especializada e conquistaram seu espaço no mundo da moda italiana. Em1987, a dupla abriu as
portas do seu primeiro showroom e atraíu fãs muito famosas, como Madonna e
Isabella Rossellini, que foram a “rampa de lançamento” da marca italiana, que
ganhou projecção global da noite para o dia. No final desta década a DOLCE
& GABBANA começou a inaugurar suas primeiras lojas: Tóquio, em 1989; Milão,
em 1990; e Hong Kong, em 1991.
A dupla ousou, em 1991, ao vestir as super modelos da época, como Linda Evangelista, Naomi Campbell e Christy Turlington, com peças da coleção masculina. Esta década também foi marcada pelo surgimento de uma dos maiores símbolos da D&G: as estampas de onça. Ainda nesta década teve início uma forte associação da marca com as grandes estrelas da música pop, através da criação dos figurinos originais para alguns dos mais bem-sucedidos shows de todos os tempos: Madonna – Girlie Show (1993) e Music (2000); Whitney Houston – My Love is Your Love (1999); Mary J Blige – Mary Tour (2000) e No More Drama (2002); e Alicia Keys – Tour Verão 2002.
O negócio, que começou com uma linha de roupas femininas, cresceu consideravelmente ao longo dos anos, e passou a englobar calçados, bolsas e acessórios. A diversificação não se restringiu apenas em sua linha de produto, como por exemplo, quando no mês de outubro de2006, a marca inaugurou o
DOLCE & GABBANA GOLD em
Milão. O luxuoso espaço de com uma área de 1.500 metros quadrados
abriga quatro diferentes ambientes: café, bar, bistrô e restaurante. Decorado
com inúmeros detalhes de ouro cuidadosamente escolhidos pelos donos da marca
mais jovial e sensual da Itália, o espaço agrada a todos os gostos com o agito
das noites em Milão e os pratos mais requintados da tradicional gastronomia
italiana. Além disso, nesse mesmo ano a marca abriu sua primeira loja em Xangai
na China, com direito a um exclusivo e luxuoso bar especializado no mais
tradicional Martini italiano.
A DOLCE & GABBANA foi a primeira a aplicar os cristais Swarovski nos relógios (mais precisamente no modelo “Jaclyn”) para criar o efeito fantástico de “diamantes brilhantes”, o que revolucionou o mercado dos relógios fashion. Atualmente, são coleções femininas e masculinas, a vertente jovem D&G, a infantil D&G Junior, jeans, vestidos de noiva, óculos, lingerie, acessórios e perfumes, comercializados através das mais sofisticadas lojas de departamento e exclusivas lojas próprias espalhadas pelas principais capitais do mundo, como Milão, Madrid, Xangai, Paris, Londres, Los Angeles, Nova York e Tóquio.
A história
Domenico Dolce, nascido em Palermo na Sicília, e Stefano Gabbana, natural de Veneza, se conheceram ainda como estudantes de moda, no início dos anos 80,
Apaixonados pelo barroco e pelo estilo de vida do sul da Itália, eles uniram seus sobrenomes em 1985, quando lançaram a primeira coleção em um desfile no mês de outubro, na semana da moda em Milão, incluídos na categoria “novos talentos”. Surgia assim a grife DOLCE & GABBANA. Imediatamente, se tornaram os queridinhos da imprensa especializada e conquistaram seu espaço no mundo da moda italiana. Em
A dupla ousou, em 1991, ao vestir as super modelos da época, como Linda Evangelista, Naomi Campbell e Christy Turlington, com peças da coleção masculina. Esta década também foi marcada pelo surgimento de uma dos maiores símbolos da D&G: as estampas de onça. Ainda nesta década teve início uma forte associação da marca com as grandes estrelas da música pop, através da criação dos figurinos originais para alguns dos mais bem-sucedidos shows de todos os tempos: Madonna – Girlie Show (1993) e Music (2000); Whitney Houston – My Love is Your Love (1999); Mary J Blige – Mary Tour (2000) e No More Drama (2002); e Alicia Keys – Tour Verão 2002.
O negócio, que começou com uma linha de roupas femininas, cresceu consideravelmente ao longo dos anos, e passou a englobar calçados, bolsas e acessórios. A diversificação não se restringiu apenas em sua linha de produto, como por exemplo, quando no mês de outubro de
A DOLCE & GABBANA foi a primeira a aplicar os cristais Swarovski nos relógios (mais precisamente no modelo “Jaclyn”) para criar o efeito fantástico de “diamantes brilhantes”, o que revolucionou o mercado dos relógios fashion. Atualmente, são coleções femininas e masculinas, a vertente jovem D&G, a infantil D&G Junior, jeans, vestidos de noiva, óculos, lingerie, acessórios e perfumes, comercializados através das mais sofisticadas lojas de departamento e exclusivas lojas próprias espalhadas pelas principais capitais do mundo, como Milão, Madrid, Xangai, Paris, Londres, Los Angeles, Nova York e Tóquio.
A linha do tempo
1989
● Lançamento da primeira coleção de roupas íntimas e moda de praia.
1990
● Lançamento da primeira coleção masculina.
1992
● Lançamento do primeiro perfume feminino.
● Lançamento de uma linha com visual “hippie chique” composta por vestidos floridos, plataformas, jeans estilizados, patchworks e bordados.
● Lançamento das primeiras gravatas.
● Lançamento da coleção de noivas.
1993
● Lançamento da coleção masculina de roupas íntimas, que se tornaria um verdadeiro sucesso no mundo inteiro.
1994
● Lançamento do tradicional e famoso perfume DOLCE & GABBANA Pour Homme com sua inconfundível caixa azul-marinho
● Lançamento
● Lançamento da linha de roupas e acessórios DOLCE & GABBANA Basic, vendida apenas na loja de Milão.
● Lançamento da DOLCE & GABBANA HOME COLLECTION, uma pequena linha de objetos de decoração para casa.
● Inauguração de sua loja âncora em Milão no luxuoso endereço Via Della Spiga.
1995
● Lançamento da nova coleção de jeans da grife.
● Lançamento da linha de óculos com a marca D&G em parceria com a Marcolin.
1999
● Lançamento dos perfumes D&G Feminine e D&G Masculine, seguido pela introdução de uma completa linha produtos para proteção solar.
2000
● Lançamento da linha de relógios, masculinos e femininos, batizada de D&G TIME.
2001
● Lançamento do perfume feminino LIGHT BLUE.
● Lançamento da DOLCE & GABBANA JUNIOR, uma linha compostas por roupas, calçados e acessórios para crianças até 11 anos.
2003
● Lançamento do perfume feminino SICILY DOLCE & GABBANA.
2004
● A grife passou a ser responsável pela criação dos uniformes do time de futebol do Milan.
2006
● Lançamento, em parceria com a Motorola, do celular MOTORAZR V3i DOLCE & GABBANA com acabamento
● Lançamento
● Lançamento da coleção DOLCE & GABBANA ANIMALIER, composta por vários modelos de bolsas, cintos, carteira e outros acessórios com a tradicional estampa de onça, uma das marcas registrada da grife italiana desde os anos 90.
2007
● Lançamento da primeira coleção de malas e pastas masculinas feitas em couro de crocodilo.
2009
● Lançamento da sua primeira linha de batom, com vendas exclusivas na loja de departamento Saks
● Lançamento do perfume ROSE THE ONE. A campanha de lançamento teve como garota-propaganda a atriz Scarlett Johansson.
● Lançamento da nova coleção D&G ANTHOLOGY, composta por cinco perfumes, cuja campanha de lançamento estava repleta de famosos completamente nus. Para a campanha a marca reuniu algumas super modelos dos anos 90 como Claudia Schiffer, Eva Herzigova e Naomi Campbell. Já a ala masculina ficou por conta do ex BBB Fernando Fernandes e dos modelos Noah Mills e Tyson Ballou.
● Lançamento de seu comércio online, inicialmente disponível em 31 países ao redor do mundo
A marca no Brasil
A badalada marca italiana só desembarcou no Brasil em 2004, com a inauguração de uma loja no shopping Iguatemi
A marca no mundo
A DOLCE & GABBANA possuí mais de 120 lojas próprias e 17 outlets espalhados ao redor do mundo, estando presente em cidades como Paris, Nova York, Roma, Milão, São Paulo, Madrid, Montreal, Toronto, Chicago, Las Vegas, Los Angeles, São Francisco, Orlando, Tóquio, entre outras. Os produtos da marca italiana são produzidos em duas localidades: Legnano (roupas) e Incisa Valdarno (acessórios e produtos em couro).
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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