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terça-feira, 7 de maio de 2013

Série marcas de perfumes famosos : Kenzo







KENZO 


KENZO hoje é sinônimo de fragrâncias cobiçadas, aprisionadas em frascos simples e belos. Mas também, há mais de três décadas a grife é sinônimo de inovação e ousadia, aliando a tradição milenar japonesa às novas tendências da moda internacional. A mistura de padrões e estilos é a imagem da marca, que mistura idéias orientais e ocidentais, transformando modelos tradicionais em roupas contemporâneas e inovadoras.
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A história
Moda “made in japan?”. Estranho. Mas foi isso que o renomado e famoso estilista Kenzo Takada, que nasceu na cidade de Himeji em 1939, fez. Formado em artes, iniciou sua carreira como estilista desenhando moldes para uma revista de Tóquio, depois de terminar seus estudos na renomada Bunka Fashion College. Em 1965, mudou-se para a cidade de Paris, onde pretendia passar somente seis meses para conhecer a moda e o estilo de vida dos franceses. Depois de cinco meses, queria ficar mais. Começou a procurar emprego e conseguiu mostrar seus desenhos para o costureiro Louis Féraud, estilista francês que tinha sua maison em Cannes e foi prestigiado por muitas estrelas do festival, e para a influente revista Elle. Eles acabaram comprando os desenhos e indicaram o caminho das pedras.


Rapidamente, se tornou conhecido e mudou o nome da loja para KENZO. Ele conquistou a França com um conceito inteiramente novo de moda: a recriação da figura humana de um modo até então não tentado, com novos volumes e proporções. Suas primeiras roupas, de algodão, foram muito populares e fizeram enorme sucesso. No ano seguinte, realizou desfiles em Nova York e Tóquio, iniciando assim seu reconhecimento internacional. Suas primeiras criações tinham evidentes referencias da vestimenta tradicional japonesa, o kimono, mas foi a amplitude de suas peças que atraiu mais atenção. Em 1972, a grife do estilista já estava estabelecida, conhecida inicialmente por seus modelos audaciosos, ou em extravagantes cores de cabúqui ou tons austeros.

Kenzo Takada entrou para a história da moda como um dos estilistas mais reverenciados - e copiados também. Inovador e criativo, ele era especialista em impressionar a todos com seus desfiles. Em 1977, apresentou sua coleção na inauguração da mítica boate Studio 54, em Nova York, com sua amiga Grace Jones cantando pela primeira vez em público. Dois anos depois, encerrou um desfile em Zurique (Suíça) montado em um elefante. A década de 80 foi uma época de consagração. Logo no início o estilista lançou sua primeira coleção masculina e inaugurou lojas em Saint Tropez, Lille, Bordeaux e Lyon, assim como em Londres, Milão, Copenhagen e Tóquio. Depois, quase no final da década, criou o primeiro perfume da marca, chamado Kenzo de Kenzo.


Em 1990 suas coleções foram expandidas, passando a contar com jeans, roupa infantil, produtos para decoração, óculos e outros produtos. O crescimento da marca chamou a atenção de grandes grupos. No ano de 1993 a marca KENZO, que a essa altura reunia coleções de roupas feminina, masculina e infantil, além de linha de perfumes, foi adquirida pelo poderoso grupo francês LVMH, proprietário de marcas luxuosas como Louis Vuitton, Moët et Chandon, Givenchy e TAG Heuer.


Em 1999 o estilista, às vésperas de completar 60 anos, se despediu das passarelas, deixando inúmeros discípulos no comando da marca. Em 2003, o italiano Antonio Marras assumiu o comando criativo da coleção feminina da KENZO, e nos anos seguintes, fez com que a grife renascesse, criando coleções modernas, mas sem deixar a essência de KENZO desaparecer. O resultado foi um enorme aumento em suas vendas, e, em 2008, ele assumiu o comando criativo de todas as linhas da grife.






A linha do tempo
1983
● Lançamento da primeira coleção masculina.
1986
● Lançamento de sua primeira coleção de roupas para adolescentes (KENZO JUNIOR).
● Lançamento de sua primeira coleção de jeans.
1987
● Lançamento da coleção de cama, mesa e banho.
● Lançamento de sua primeira coleção de roupas para crianças.
1988
● Lançamento do primeiro perfume da marca, chamado Kenzo by Kenzo.
1991
● Lançamento do primeiro perfume masculino, chamado Kenzo pour Homme.
1992
● Lançamento da linha KENZO MAISON composta por tecidos para decoração.
2000
● Lançamento do perfume feminino Flower by Kenzo, até hoje o mais vendido da marca (cerca de 6 milhões de unidades por ano), responsável por 45% do faturamento da Kenzo Parfums no mundo. Criado pelo perfumista da Firmenich, Alberto Morillas, a fragrância surgiu com o intuito de desenvolver um perfume único e atemporal.
2001
● Lançamento da KENZO KI, uma linha de tratamento inspirada numa filosofia milenar da Ásia. A prática do Ki visa o equilíbrio ideal de todas as energias que circulam em todos nós e em todo o universo. Esta harmonia profunda e autêntica nos conduz à conciliação do corpo e do espírito, à energia do zen. Todos os sentidos são despertados. Atualmente a linha concilia beleza com a harmonia do espírito através de quatro gamas de produtos que servem à todos os sentidos. Com essências naturais, que relaxam, à base do lotus branco; que energizam, com a folha do bambu; que causam euforia, como a flor do gengibre; e que despertam sensualidade, como o vapor do arroz.
2006
● Lançamento do perfume Kenzo Amour, uma criação modelada pelos tons amadeirados do patchouli, do bálsamo de benjoim do Sião, do âmbar e de incenso. A forma e a cor do frasco de ouro mate fazem uma alusão a uma oferenda que se revela na luz.
● Lançamento do perfume Flower By Kenzo versão Eau de Toillete, uma fragrância com menor concentração de óleos essenciais em sua fórmula o que a torna mais suave. Ideal para pessoas com alta sensibilidade olfativa e para o uso diário.
2008
● Lançamento do perfume 7.15 am in Bali, uma viagem olfativa pela ilha exótica repleta de praias paradisíacas marcada por notas doces, sensuais e gastronômicas, apresentadas pelos aromas da fruta do maracujá, de favas de baunilha e das flores de jasmim, a flor dos deuses na Indonésia.
● Para celebrar a abertura de sua nova loja conceito a algumas quadras da Via Montenapoleone, a marca lança uma edição limitada de pequenas bolsas, as chamadas Candy Box.
● Lançamento de uma coleção de móveis, tapetes e acessórios sob a marca KENZO MAISON.
● Lançamento do perfume masculino KENZO POWER, criado pelo perfumista Olivier Polge, tem uma flor como fonte de inspiração. Para criar a embalagem deste perfume, o designer Kenya Hara olhou para as antigas garrafas de saquê e desenhou uma que parece um cilindro de metal espelhado, com uma inscrição do nome do perfume na parte inferior.

A marca no mundo
Atualmente a marca KENZO, que pertence ao poderoso grupo francês LVMH, está presente no mais badalados mercados fashion do mundo, contando com 290 lojas próprias, além de ter seus produtos vendidos em famosas lojas de departamento.







As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

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